top of page
A young man in a recording studio

INTRODUÇÃO

O SoundCloud, apesar de ter apenas 15 anos de existência, marcou o ramo musical para sempre com as suas ideias revolucionárias. Foram vários os artistas que sem esta plataforma aberta, nunca teriam oportunidade de publicar as suas músicas. O objetivo deste trabalho é explorar um pouco mais a fundo esta plataforma incluindo a sua interface, a tecnologia utilizada, o seu modelo de negócio e onde esta se insere social e eticamente. Este artigo é realizado no âmbito da cadeira de Comunicação Multimédia, com o intuito de vermos casos reais onde são aplicados os termos lecionados em aula.

Introdução: Sobre nós

HISTÓRIA

Fundado em 2007 em Estocolmo, Suécia, o SoundCloud era originalmente uma plataforma para músicos compartilharem e discutirem música e produção. Esta foi desenhada pelo designer de som sueco Alexander Ljung e pelo músico eletrónico sueco Eric Wahlforss e lançada apenas no final de 2008 . No entanto, o que começou como um pequeno fórum, rapidamente se transformou num site que facilitou a publicação e distribuição de música, especialmente para músicos independentes.
Quando os fundadores se uniram para dar vida à ideia, eles pensaram numa plataforma como o Flickr ou o WordPress, mas para som. Depois de a desenvolver, a plataforma começou a crescer rapidamente atingindo 1 milhão de utilizadores em 2010  e 10 milhões apenas 2 anos depois, recebendo diversos investimentos exteriores.
Esta popularidade tornou a empresa bastante atrativa chegando a haver rumores de que o Twitter queria adquirir a plataforma em 2015. O acordo nunca chegou a ser concluído, em parte por causa da incapacidade do SoundCloud de garantir acordos com grandes labels , apesar dos milhões de novos utilizadores que se registavam todos os meses.
No final de 2015, o SoundCloud era considerado como uma potência mundial no cenário musical. Foi então que, em 2016, outra empresa nesta área, o Spotify, anunciou que estava em negociações para a aquisição da plataforma. Outro negócio que não foi concretizado .
Em 2017, o SoundCloud apresentava algumas dificuldades económicas, estando quase a ser vendido depois de não conseguir juntar 100 milhões de dólares necessários para financiamento. Nesse mesmo ano, teve que fechar alguns escritórios para reduzir os custos. Foi com um investimento de emergência do The Raine Group e Temasek que a empresa foi salva, afastando o CEO e o COO da altura .
Recentemente, no início de 2021, o Soundcloud lançou uma nova forma de pagamento para artistas. Este foi o último passo da plataforma para modernizar o negócio e acompanhar a tendência do mercado. Drew Wilson, CFO, afirmou que se espera alcançar o ponto de equilíbrio em breve e que os lucros líquidos sejam finalmente uma realidade até 2023 .
Em paralelo com toda a história da empresa, estão todos os artistas que se lançaram através desta plataforma permitindo com que se tornassem nos gigantes que são hoje como é o exemplo da Billie Eilish  e do Post Malone .

Introdução: Texto
A Man and a woman participating in a rad

INTERFACE

Como funciona?

O SoundCloud funciona como um serviço de hosting. Os utilizadores da plataforma podem enviar, fazer upload e publicar ficheiros de áudio, texto, fotos, gráficos e comentários. Simplesmente, o SoundCloud é quase como uma rede social para músicos e entusiastas. Um dos principais recursos é a capacidade de aceder a conteúdo uploaded através de URLs exclusivos, permitindo que os ficheiros de som sejam integrados em posts de outras redes sociais como Twitter e de Facebook.
O SoundCloud permite que os utilizadores interajam entre si e participem em discussões sobre o conteúdo de outros usuários. A plataforma também inclui recursos sociais e uma interface que permite aos utilizadores aprenderem e crescerem como músicos dentro da comunidade. A interface de social media oferece aos utilizadores conteúdo personalizado de acordo com os seus gostos.
Por outro lado, se o utilizador é também um criador de conteúdo, este terá acesso a ferramentas de estatísticas de criadores que lhe darão a capacidade de saber como o conteúdo publicado é recebido pela comunidade. Isto inclui o perfil dos ouvintes e quais os usuários que baixaram a sua música. Ao aprender sobre os ouvintes, os músicos entenderão melhor o desempenho da sua música e como podem continuar a avançar e expandir a sua audiência.
A plataforma apresenta as faixas de áudio graficamente como formas de onda e permite que os utilizadores publiquem comentários em partes específicas de qualquer faixa. Esses comentários são exibidos enquanto o segmento de áudio associado é reproduzido.

Veja mais
Introdução: Bem-vindo
Radio show microphones
Introdução: Imagem
A Young woman in a recording studio

CONTEÚDO E AUTORES

O SoundCloud é considerado uma das maiores plataformas de música e áudio. Entre os conteúdos disponíveis estão músicas, beats, demos e podcasts. O método de operação de plataforma aberta permite a qualquer pessoa criar e interagir no seu site ou app, traduzindo-se, em 2020, numa base de utilizadores registados de 76 milhões, dos quais 25 milhões são criadores de conteúdo, 125 milhões de ouvintes mensais e 200 milhões de ficheiros de áudio [20]. Artistas famosos que começaram como autores independentes no SoundCloud incluem Billie Eilish, XXXTentacion, Lil Pump, Lil Nas X e muitos mais.

Introdução: Bem-vindo
bottom of page