top of page

SOUNDCLOUD

Professional Headphones

MODELO DE NEGÓCIOS

Sendo uma plataforma aberta o SoundCloud primeiramente começou por operar com base num modelo freemium, ou seja, o conteúdo principal e a maior parte das funções é grátis e aberta a todos os utilizadores com algumas features premium pelas quais é preciso pagar. Apesar de o seu plano de monetização ter-se diversificado ao longo dos anos este modelo é o que têm verificado mais sucesso . Como bastantes aplicações que seguem o modelo freemium, parte do modelo de negócios passa por anúncios, se o utilizador quiser ouvir uma faixa de música ou um podcast e não tiver plano de subscrição ocasionalmente aparecerá um anúncio. Esta parte do modelo do SoundCloud representa aproximadamente 30% da sua receita monetária.
Relativamente aos utilizadores com uma conta premium podem se distinguir em dois tipos: SoundCloud Go, que oferece uma experiência sem anúncios, e a possibilidade de reprodução offline; SoundCloud Go+, que, acrescentando ao plano anterior, integra melhor qualidade de áudio, mais músicas e ferramentas para DJs. Além disso, há outros dois tipos de subscrição para músicos: SoundCloud Pro Unlimited, que permite uploads ilimitados e adiciona novos recursos, como análises melhoradas. Conteúdo premium para criadores e autores também existe na forma de Repost by SoundCloud, que é usado como distribuidora de música para outras plataformas  e Dolby Powered Mastering, um recurso de masterização e melhoria da qualidade de som.
Para além disso o SoundCloud também se foca em organizar eventos, nos quais trabalha com artistas da sua plataforma e faz dinheiro com a bilheteira, e nas parcerias com outras grandes empresas e plataformas como Twitch, Youtube, Universal para puderem utilizar conteúdo de artistas que fazem parte da plataforma.

Image by Haithem Ferdi

COMPETIÇÃO

Após a quase falência da empresa em 2017 o SoundCloud mudou a sua maneira de atuar no mercado, A bordou os seus principais problemas, como a retenção de artistas, uma estrutura complexa de monetização de conteúdo original e remodelou o seu produto. Focou-se nos artistas e criadores de conteúdo áudio facilitando os pagamentos e vendendo acesso a ferramentas de edição.

Na sua génese o SoundCloud é uma plataforma de streaming de música e assim situa-se num mercado de 3,4$ biliões. Partilhado com Spotify, Apple Music, Tencent, Audimack e Youtube.


Em termos de criação de músicas e playlists e conteúdo digital, o Spotify é a maior competição do SoundCloud, este que por diversas vezes tentou imitar o método de funcionamento do Spotify, especialmente após a rápida ascensão do mesmo. No entanto após um bailout de emergência o SoundCloud tem vindo a distanciar-se do modelo de streaming do Spotify e voltou às suas raízes. Foco no seu mercado original, os criadores de música independentes. Em relação ao Spotify, oferece um maior catálogo de música original.

Em termos de serviços de streaming focados nos criadores e autores com o SoundCloud, a competição de mercado é a aplicação Audiomack. Esta segue um modelo similar ao SoundCloud, sendo que a maior diferença é não cobrar os artistas por uploads. A empresa defende que os autores não devem ser cobrados pelo seu conteúdo.

Como o SoundCloud representa uma plataforma aberta com base universal de partilha de música pode considerar-se em direta competição com empresas discográficas. Em oposição a estas, a Plataforma apresenta-se como uma alternativa grátis à distribuição digital de música, dando mais poder e controlo ao artista.

Atualmente é uma empresa focada na criação de conteúdo que em 2017 estava avaliada em 500 milhões e em 2019 registou 166 milhões de lucro [20].

Image by Rachit Tank

IMPACTOS SOCIAS, LEGAIS E ÉTICOS

O SoundCloud teve e tem um impacto social e cultural na indústria musical porque torna desnecessária a contribuição de discográficas e distribuidores de música. Abre um novo caminho para os artistas, muitos destes são rappers que começaram na Plataforma e até originaram e proliferaram um subgénero de rap, o mumble rap.
Nas questões legais o SoundCloud já teve alguns processos judiciais sobre direitos de áudio da música que distribuía na sua plataforma. Isto porque como é uma Plataforma aberta para todos, alguns utilizadores reutilizavam partes de músicas de outros artistas sendo que até plagiadores e imitadores apareceram. Para combater isto o SoundCloud tem vindo a tentar melhorar a Integridade da música partilhada na sua Plataforma.
Um dos maiores críticos ao SoundCloud é feito pelo concorrente Audiomack que considera errada a política de cobrar para se pôr música numa plataforma que se diz aberta.

Empresa: Shows
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por SoundCloud. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page